Informações do Projeto

O QUE É ESSE PROJETO
Construção Participativa do Currículo de Hortolândia

QUANDO
Julho a dezembro de 2021

MODO
Participação dos profissionais da educação mediante processos formativos e suas contribuições aos documentos curriculares pelo Portal da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – SMECT.

QUEM PARTICIPA
Todos os professores, educadores, gestores e comunidade escolar da rede municipal de ensino de Hortolândia, unidades de educação infantil contratadas pela prefeitura e equipes técnicas e de gestão da SMECT.

COMO PARTICIPAM
Os profissionais serão previamente credenciados e inscritos pela SMECT e sua participação ocorrerá de duas maneiras:
1) Sessões Formativas: realizando estudos de documentos postados no Portal, refletindo sobre os temas das palestras e debates, produzindo relatórios coletivos e/ou individuais para certificação de até 30 horas.
2) Apresentando suas contribuições às minutas e documentos curriculares publicados mês a mês no Portal.

SESSÕES FORMATIVAS
Durante o semestre, acontecerão 10 sessões formativas, sendo uma sessão de abertura, 04 para os profissionais do ensino fundamental, 04 para os profissionais da educação infantil, e de encerramento que serão para todos. Haverá outras sessões formativas específicas para as equipes de gestão escolar para o fortalecimento da resiliência.

CALENDÁRIO E TEMÁRIO DAS SESSÕES
O calendário das sessões formativas está publicado no Portal na aba INÍCIO.

REDAÇÃO DOS DOCUMENTOS CURRICULARES
Em articulação permanente com a área técnica da SMECT, uma equipe de especialistas redigirá minutas para discussão com base na BNCC, no Currículo Paulista, nas Diretrizes Nacionais Curriculares, nos documentos curriculares já produzidos por Hortolândia e nas contribuições dos profissionais da rede.

Serão 3 minutas submetidas ao debate com a rede, a primeira a ser publicada em agosto de 2021. Inicialmente serão discutidas minutas referentes aos anos iniciais do ensino fundamental e à educação infantil. Em seguida, também, serão elaboradas e discutidas propostas curriculares específicas para os anos finais do ensino fundamental, EJA I e II e Educação Integral.