• Você poderá contribuir com estas questões no período de 01 a 15/08
  • Reflita, faça suas anotações e sintetize-as antecipadamente pois os campos das questões aceitam até 600 caracteres.
  • Cada questão poderá ser respondida uma única vez.
  • Não haverá como editar após o envio.

1 – Na educação infantil, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular, a organização curricular se dá por meio dos “campos de experiências”. Nesta perspectiva, como pensamos as relações pedagógicas e educativas?

Período disponível para responder a esta questão: de 01 a 15/08.

2 – Considerando que as DCNEIS definem o currículo como “um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral” (DCNEIs, 2009), qual seria o papel do(a) professor(a)/educador(a) para viabilizar o currículo na Educação Infantil?

Período disponível para responder a esta questão: de 01 a 15/08

3 – A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental sem dúvida traz muitas mudanças para as crianças. De acordo com a BNCC “a transição entre essas duas etapas da Educação Básica, requer muita atenção…torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.” Dessa maneira quais ações serão necessárias para estabelecer uma ponte entre uma fase e outra e valorizar o saber que as crianças adquiriram na Educação Infantil?

Período disponível para responder a esta questão: de 01 a 15/08